Política Privacidade

A Util Software é uma empresa nacional especializada no ramo da tecnologia da informação direcionada ao fornecimento de software e serviços aos seus clientes, tendo como propósito principal soluções de gestão integradas – operação, manutenção, Inteligência Artificial, Pesquisas e Desenvolvimentos de projetos – abrangendo o desenvolvimento, a implantação, a consultoria e o treinamento. 

 

Nesse sentido, a Util Software, no fornecimento de software e na prestação dos seus serviços pode, eventualmente, ter acesso a dados pessoais de seus clientes (os “usuários”). 

 

Portanto, por meio da presente política de privacidade, a Util Software, expressa com clareza e transparência o seu firme compromisso com a segurança dos dados pessoais coletados dos seus usuários. 

 

A presente Política de Privacidade foi elaborada em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e, assim, em sede de preocupação para maior segurança de todos os clientes, fornecedores, parceiros comerciais e demais usuários, adquirentes dos nossos serviços e produtos, o instrumento de Política de Privacidade em tela sofrerá contínuas alterações e atualizações, estando sempre à disposição para consulta.

 

A presente Política de Privacidade apresenta-se da seguinte forma: 

 

  1. Fontes de dados pessoais
  2. Base legal para o tratamento de dados pessoais; 
  3. Tipos de dados coletados; 
  4. Direitos dos titulares dos dados; 
  5. Período de armazenamento dos dados; 
  6. Serviços de terceiros; 
  7. Segurança dos dados;
  8. Atualizações e ajustes na política de privacidade; 
  9. Aceite específico e expresso sobre dados pessoais;
  10. Da opção pelo não recebimento de comunicados.




  1. Fontes de dados pessoais 

 

A quantidade mínima, essencial, e o tipo de informações coletadas pela Util Software, são realizadas conforme o uso que o usuário faz dos nossos serviços/produtos, e, em especial, sobre dados pessoais, com a expressa finalidade de prestar os serviços solicitados, entregar os produtos adquiridos, para manter o cliente informado sobre o status e entrega dos pedidos, para quando necessário coordenar com parceiros comerciais a entrega ou disponibilização dos serviços adquiridos, para enviar comunicações sobre os serviços/produtos e proporcionar a melhor e mais próxima relação comercial/profissional com todos os clientes. Esta Política de Privacidade se aplica de especial forma aos dados pessoais que coletados e tratados por meio das seguintes fontes:                                                                       


  • Sites e aplicativos Util Software 

 

São os sites e aplicativos operados pela Util Software voltados para os consumidores, clientes e parceiros comerciais, incluindo sites operados sob os próprios domínios/URL’sUtil Software, aplicativos para dispositivos móveis e mini sites mantidos em redes sociais de terceiros. Assim, sendo a Util Software operadora e/ou mesmo controladora no tratamento de dados pessoais coletadoras através das referidas plataformas, busca-se observar e respeitar as diretrizes e princípios previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais mediante os seus instrumentos, quais sejam, canal de comunicação para dúvidas, reclamações, e/ou sugestões sobre tratamento de dados pessoais, encarregado de proteção de dados pessoais sempre atuante, comumente conhecido como DPO (Data Protection Officer), dentre as demais existentes


  • Dados de interações 

 

São os dados de registros das interações com os sites e aplicativos e informações a respeito dos contatos que se realizam com os clientes/usuários, independentemente do tipo de cliente/usuário que realizou o contato. Tais informações também incluem conteúdos/dados quando se realizam downloads a partir de páginas e interações via correspondências de e-mails, como aberturas e cliques. E há situações nas quais a Util Software recebe também dados de interações com anúncios em sites de terceiros ou redes sociais.

 

Os dados e informações mencionados acima são tratados como confidenciais, serão somente tratados para os fins comerciais/profissionais aqui descritos e, previamente autorizados pelos usuários/clientes mediante expresso consentimento. 

 

Sendo que, conforme a legislação, ao ocorrer o citado consentimento, poderá a concedente, mediante comunicado, solicitar à qualquer momento a sua edição, revogação.

 

  1. Base legal para o tratamento de dados pessoais

 

Apenas nas hipóteses autorizadas por lei a Util Software realiza o tratamento dados pessoais, sendo, portanto, naquelas elencadas no art.7.º da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. 

 

A Util Software em respeito à toda a legislação, realiza tratativas e negócios comerciais com as pessoas que possuem as suas plenas capacidades para os atos da vida civil e/ou estejam devidamente assistidos/representados, conforme a legislação vigente.

 

  1. Tipos de dados coletados

 

3.1. Visitantes dos sites 

 

Caso o usuário venha acessar os sites da Util Software, poderão ser coletados dados, em especial, dados pessoais de navegação, através de um cookie identificador no navegador do usuário por meio dos softwares e aplicativos terceiros, tais como Google Analytics, RD Station, Facebook, Instagram e YouTube 

 

Entretanto, esclarece a Util Software que tais coletas de dados pessoais somente serão realizadas com prévio e expresso consentimento do titular dos dados. 

 

Assim, reforça-se que os dados acima poderão ser utilizados para  proporcionar uma melhor experiência comercial em prol dos usuários (clientes/fornecedores/parceiros comerciais).

 

Desse modo explicamos que Cookies são identificadores transferidos para o navegador ou dispositivo do usuário, que permitem o reconhecimento do navegador ou dispositivo utilizado. Eles informam como e quando as páginas são visitadas, além de quantas pessoas acessaram determinada página ou site. Esses dados poderão sofrer coleta automaticamente e serem armazenados em arquivos de registro quando o usuário visita o site em tela.

 

Ressalta-se que o usuário poderá optar por limitar, recusar ou mesmo desabilitar os cookies acima citados através das configurações do próprio navegador, ou através do pop-up exibido nas páginas dos sites da Util Software. 

 

Ao utilizar-se da opção de limitar, recursar ou desabilitar os cookies, o usuário fica ciente de que algumas áreas do site podem não funcionar perfeitamente por dependerem, em alguns casos, de informações provenientes dos cookies.

 

A Util Software, por não possuir obrigações perante cookies/uso de cookies de empresas diversas, não se responsabiliza pelas políticas e práticas de privacidade de dados de terceiros. 

 

Assim, esclarecemos que cookies inseridos por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as atividades do usuário online mesmo após ter saído dos serviços/ambiente virtual/site da Util Software. 

 

3.2. Leads dos Sites e Serviços da Util Software 

 

Se o usuário interagir com os materiais e conteúdos da Util Software, poderão ser coletados, além dos dados de navegação mencionados acima, os dados de visita às páginas/sites e demais informações que o usuário venha a consentir em compartilhar através das interações com os formulários, Landing Pages e e-mails. 

 

Para a contratação dos serviços e/ou produtos Util Software, poderão ser coletados: 

 

  • dados de contato (nome, e-mail e telefone); 
  • dados de perfil profissional (cargo, empresa, segmento da empresa, número de funcionários da empresa); 
  • dados de localização (país, estado e cidade); 
  • dados para fins de marketing (preferências e informações sobre a gestão de O&M, P&D, IA entre outras soluções).

 

Contudo, a coleta e utilização observará sempre a exclusiva finalidade para qual houve o consentimento, de forma mais restrita e necessária possível para empreender-se a relação comercial em tela, de venda e prestação de serviços aos usuários/clientes. 

 

Nesse contexto, explicamos que, para oferecer conteúdos e materiais comerciais direcionados aos interesses do usuário/cliente, poderá ser preciso realizar cruzamento de dados que vierem a ser coletados. Assim, a Util Software garante que, ao ocorrer tal situação, o cruzamento de dados não será feito de forma discriminatória e sempre respeitará todos os direitos e liberdades dos usuários. 

 

Desse modo, o usuário pode a qualquer momento, conforme lhe permite a Lei Geral de Proteção de Dados, solicitar a identificação, alteração ou remoção dos seus dados pessoais, bem como a revogação do consentimento, bastando para tanto, que o usurário interessado quando desejar a identificação/edição ou mesmo eliminação dos seus dados pessoais que, porventura, houver concedido, venha a entrar em contato com a Util Software e realizar a solicitação em tal sentido nos seguintes canais de atendimento: sabreu@informa.com.br / (81) 2137-6767, através dos quais será o(a) mesmo(a) atendido(a) da melhor forma e no menor período possível pelo DPO (Data Protection Officer) responsável, o Sr. Samuel Abreu.

 

Os dados que forem coletados poderão ser utilizados para: 

 

  • Envio por e-mail do material requisitado no preenchimento do formulário; 
  • Envio por e-mail de informações para ativação e utilização do aplicativo EQM Móvel em dispositivos móveis; 
  • Envio de Newsletters (relacionadas a temas de Gestão de ativos e Tecnologia – Util Software); 
  • Comunicação sobre produtos, serviços, promoções, notícias, atualizações, e outros assuntos, direcionada aos gostos, interesses e outras informações coletadas dos usuários perante os serviços/produtos – Util Software; 
  • Colaboradores da Util Software poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para apresentar produtos e serviços. 

 

Assim, o usuário poderá solicitar o cancelamento da assinatura dos e-mails que houver se cadastrado a qualquer momento na barra inferior dos próprios e-mails recebidos, ou ainda, entrar em contato com a Util Software pelos canais de atendimento: sabreu@informa.com.br / (81) 2137-6767.

 

  1. Direitos dos titulares de dados pessoais 

 

Nos termos do artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, os titulares dos dados poderão exercer os seus direitos por meio de:

 

I – confirmação da existência de tratamento; 

II – acesso aos dados; 

III – correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; 

IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;

V – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial; 

VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular; 

VII – informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados; 

VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa; 

IX – revogação do consentimento.” 

 

Caso o usuário venha a solicitar alguma informação sobre seus dados pessoais, talvez seja necessário solicitar informações adicionais específicas para ajudar a confirmar sua identidade e garantir, assim, o seu direito de acesso ou de exercer os seus outros direitos. Então, esta será uma medida de segurança que visará garantir que os dados pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa não autorizada. 

 

A confirmação de existência ou não, de acesso/tratamento ou não de dados pessoais dos titulares solicitantes, serão providenciados mediante requisição do(a) mesmo(a), de forma clara e objetiva, em formato simplificado, imediatamente ou por declaração clara e completa, a ser fornecida no prazo de até 15 (quinze) dias, conforme previsão do artigo 19, inciso II, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, contados da data do efetivo requerimento.

 

  1. Período de armazenamento dos dados pessoais

 

Os dados pessoais dos usuários e visitantes poderão ser armazenados, contudo, quando armazenados serão mantidos tão e somente durante o período necessário para a prestação do serviço ou o cumprimento das finalidades previstas no presente instrumento, conforme o disposto no inciso I do artigo 15 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

 

Contudo, informamos que, havendo determinação expressa de legislação especial estipulando prazo diverso para tratamento, em especial, armazenamento de dados pessoais, será analisada e respeitada a respectiva legislação. 

 

Os dados podem ser removidos ou anonimizados a pedido expresso e registrado do titular, exceto nos casos contrários previstos em Lei. Os dados pessoais dos titulares poderão ser conservados após o término de seu tratamento nas seguintes hipóteses previstas no artigo 16 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: 

 

I – cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador; 

II – estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais; 

III – transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei; 

IV – uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados. 

 

  1. Serviços de Terceiros 

 

Alguns fornecedores terceiros contratados pela Util Software poderão utilizar informações dos usuários titulares dos dados em tela para permitir que eles realizem os serviços fornecidos e igualmente entreguem os produtos adquiridos. Para tais fornecedores, recomenda-se que sejam consultadas suas próprias políticas de privacidade para maior entendimento sobre a maneira pela qual as informações pessoais serão usadas por eles. 

 

Os dados pessoais dos usuários dos sites da Util Software poderão ser compartilhados com os fornecedores RD Gestão e Sistemas S.A./ RD Station Inc. (CNPJ 13.021.784/0001-86), Google Brasil Internet Ltda. (CNPJ 06.990.590/0001-23), Facebook Serviços Online Do Brasil Ltda. (CNPJ 13.347.016/0001-17) e Linkedin Representações do Brasil (CNPJ 13.638.767/0001-92), Google Brasil Internet LTDA (CNPJ 06.990.590/0001-23) e Zoom Tecnologia S/A (CNPJ 14.913.293/0001-02). Os fornecedores podem ser localizados ou possuir instalações localizadas em países diferentes. Nessas condições, os dados pessoais que forem transferidos poderão sujeitar-se às leis de jurisdições nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estejam localizados. 

 

Assim, quando ocorrer demandas necessárias para a realização de transferência e/ou compartilhamento de dados pessoais para o exterior via internet (cloud computing – computação em nuvem), nesses casos, os dados são tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e demais leis vigentes, inclusive em âmbito internacional.

 

Ao acessar os serviços da Util Software e prover suas informações, o usuário/titular prestará o seu devido consentimento expresso para o processamento, transferência e armazenamento desta informação para outros países. Ao ser redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, o usuário/titular não será mais regido pela presente Política de Privacidade, pois, não mais estará o mesmo sob o âmbito da nossa obrigação de controle. Assim, a Util Software não se responsabiliza pelas práticas de privacidade de outros sites e incentiva a leitura das declarações de privacidade dos fornecedores aqui mencionados. 

 

  1. Segurança dos dados

 

 A privacidade do usuário/titular, bem como dos dados pessoais eventualmente coletados/tratados, será garantida através de medidas de segurança e prevenção contra o acesso indevido de terceiros à essas informações, seguindo padrões rígidos de segurança e confidencialidade, tais como, proteção física e lógica dos ativos, criptografia, gestão sobre os acessos, adesão ao desenvolvimento seguro de software e políticas internas de conformidade.

 

Ainda assim, apesar de todos os esforços aplicados, nenhuma transmissão/compartilhamento de dados pessoais por meio da rede internet ou outras redes, públicas ou privadas, são integralmente seguras. Por conseguinte, não haverá garantia máxima que estas informações não serão indevidamente interceptadas por pessoal não autorizado e sem limitação por intermédio da ação de hackers. Assim, a Util Software não será responsável pela ocorrência de alguma interseção, acesso ou uso não autorizado dos dados conforme acima, tampouco por qualquer tipo de dano direto, indireto, moral e lucro cessante sofrido pelos usuários/titulares. 

 

  1. Atualizações e ajustes na política de privacidade

 

A presente Política de Privacidade, por medida de zelo e segurança, sofrerá, ao passar do tempo, as suas atualizações. Desta forma, recomendamos a consulta periódica desta Política de Privacidade para conhecimento de eventuais alterações. 

 

  1. Aceite específico e expresso sobre dados pessoais

 

Os usuários e visitantes dos sites e aplicativos da Util Software reconhecem e concordam que a coleta/tratamento e o uso dos dados pessoais citados neste instrumento não configuram nenhuma violação de seus direitos à privacidade e ao sigilo, ou qualquer outro direito relacionado à proteção de dados pessoais. Nossos usuários estão cientes que seus direitos de privacidade independem e não confundem com direitos de propriedade intelectual, direitos de imagem, direitos à honra, reputação e outros direitos de personalidade do titular dos dados e que, portanto, nem sempre as informações que o usuário fornecer à Util Software serão protegidas por tais direitos. 

 

Este instrumento não revoga ou substitui outros instrumentos que tratem sobre confidencialidade e privacidade acordados diretamente entre as partes, em razão da celebração de parceria ou qualquer outro relacionamento comercial. 

 

Ao fornecer/conceder dados pessoais, em especial, por meio dos nossos sites e aplicativos, o usuário/titular estará automaticamente concordando com a coleta, uso, armazenamento e tratamento dos seus dados pessoais, nos termos aqui descritos. 

 

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, o usuário/titular deverá utilizar os canais de atendimento: sabreu@informa.com.br / (81) 2137-6767.

 

  1. Da opção pelo não recebimento de comunicados


A Util Software se comunica com os usuários/clientes regularmente por e-mail e pode se comunicar por telefone para atender às demandas relativas à prestação dos serviços. A Util Software pode usar o endereço de e-mail do usuário para confirmar a abertura de conta do usuário, enviar informações sobre modificações nos produtos e serviços, bem como enviar avisos e outras especificações exigidos por lei. 


A Util Software possibilita ao usuário cancelar o recebimento, caso ele não queira, de outros tipos de comunicados, como por exemplo, e-mails ou atualizações sobre novos serviços e produtos oferecidos pela Util Software. A opção de não receber esse tipo de comunicado pode ser exercida, cancelando a inscrição em contato por e-mail: sabreu@informa.com.br.